Por volta dos seis anos o seu filho entra numa fase em que começam a nascer os dentes definitivos ou permanentes. É também nesta etapa da vida das crianças que é necessário iniciar alguns cuidados importantes a ter, nomeadamente com a alimentação: - uma dieta abundante em lacticínios como queijo e leite, alimentos ricos em cálcio; - pequenos almoços á base de cereais, boas fontes de vitamina D, que ajuda a manter os níveis de cálcio no sangue elevados; - ingerir citrinos, como por exemplo as laranjas, pois sao ricos em vitamina C mas, ter em conta que este tipo de frutos é ácido e por isso, o sumo de fruta deve ser diluído em água e limitado às refeições; - para ajudar a previnir a erosão ácida, que afecta tanto dentes como gengivas e inclusivé pode fazer com que a superfície de protecção fique mais frágil, deve restringir os alimentos doces e bebidas gaseificadas.
A escovagem dos dentes ao acordar, deitar e no final das refeições é de igual forma importantíssima para a manutenção de uma boca limpa e fresca. A visita regular ao dentista é fundamental, principalmente durante a infância, visto que a tenra idade acarreta alguma inconsciência, perfeitamente normal, contornada pela observação e acompanhamento médico.
O cumprimento destas pequenas "regras" não garante a total imunidade da boca dos seus filhos mas, é um grande passo na prevenção de alguns problemas, como é o caso das cáries, gengivites, placa bacteriana, entre outros.